Durante o jogo do Brasil, hoje, minha mãe, admirada com minha “preocupação” com a partida, perguntou se não era patriota. Respondi que permitia me estressar com jogos do Botafogo (que, aliás, será representado nas quartas de final. Dá-lhe, Loco!). Fiquei pensando sobre o que é ser patriota...
Muitos pensam como minha mãe. Que ser patriota é torcer por seleção, pelo Felipe Massa, enfim. Pois não é! Não adianta fazer isso tudo e dizer que “americano é foda mesmo, pode folgar!” ou “tinha que ser coisa de brasileiro mesmo!”. Além de acreditar em tudo que se diz no Jornal Nacional e na Rede Engodo.
Também não é ser deslumbrado, tolo. Os estadunidenses são famosos por serem assim. Acham que seu país é do caralho é tudo, o último bombom da caixa! De fato, ele tem orgulho de seu país (o que é admirável), amam sua pátria. A tal ponto se sentirem sós no mundo. Como se os outros países não existissem ou estivessem a seu dispor.
As manifestações de apreço e amor pela seleção, pelo piloto ou por qualquer outra coisa não são condenáveis. Muito pelo contrário. Mas, sejamos francos, o jogos servem quase que exclusivamente como pretexto para não trabalhar e “bebemorar”. Quase ninguém está preocupado com a seleção. E sim com o “feriado” que ela proporciona.
As manifestações patrióticas, a vera, são consequência dum clima que se estende por todos os dias. Que está no “sangue” do camarada. Ex.: Sou botafoguense todos os dias. Não só nos dias de jogo! “Respiro” o Botafogo, ele faz parte de minha vida. Eu o amo. Amo o clube. Que é imaterial transcendental. Perdendo ou ganhando meu sentimento por ele continua inabalado. Sendo assim, minhas manifestações alvinegras são verdadeiras, pois fazem parte dum contexto.
Pois é exatamente esse contexto que está faltando. De modo que todo esse espetáculo que fazem pela seleção nada mais é do que pirotecnia. Pseudo-patriotismo. Antes que pense ou pergunte, não fiquei triste com a derrota da seleção. Nem estou feliz.
A propósito, a definição enciclopédica de patriota: Que ou aquele que ama sua pátria, que se esforça por ser-lhe util. Então, você é patriota? Aliás, somos patriotas?
ANGELVS PACIFER
MAGIS ET MAGIS!
Cara muito legal seu blog, gostei de vc ter um outro ponto de vista das coisas
ResponderExcluirVou te adicionar no meu blog
manicpimp.blogspot.com
Falou