Ei, intenauta ! Você que é pobre que nem eu, pega ônibus quase todo dia (geralmente lotado), deve estar puto contrariado com a passagem que aumentará mais uma vez ! E os mafiosos empresários de ônibus dizendo que a passagem deveria ser mais cara, que vão quebrar e blablabla...
Então, sabe quanto custa um ônibus ? Vejamos o preço dos modelos mais "famosos" aqui no Rio (capital):
Este é o Spectrum City, da Neobus. Um 0km, modelo 2011, custa R$ 226.000,00. Um usado, 2009 (certamente o que vc anda), custa R$ 180.000,00 .
Mega, da Neobus. Um modelo usado (2009) custa entre R$ 180.000 e R$ 160.000.
O Senior Midi, da Marcopolo. 0 km, sai por R$ 226.000,00 também. Um usado (2009) custa R$ 160.000.
Torino, da Marcopolo. Um usado (2009) sai por ± R$ 180.000
Viale, Marcopolo. Um modelo de 2008 sai por R$ 155.000. Um 2006, com ar, sai por R$ 110.000
Apache Vip II, da Caio. Um usado (2008) sai por R$ 165.000.
Foz Super, da Caio. Um modelo de 2007 custa R$ 135.000 .
O Gran midi, da Mascarello. Um usado (2006) sai por ± R$ 100.000 . Um 0 km custa R$ 226.000 .
Então, deu pra ter uma ideia de quanto custa um ônibus. Em média, uns 150.000. Faça as contas e veja quando poderá comprar o seu ! XD Ou melhor, faça as contas e veja quanto tempo leva para cada "brinquedo" desses se pagar !
Com o valor atual da passagem, um ônibus teria de pegar 60000 54545 passageiros para se pagar (54545 x 2,50 2,75).
Usando valores médios, chutados, para uma linha bem utilizada: um ônibus faz uma média de 8 a 10 viagens diárias. Pega uns 100, 200 passageiros por viagem. Ou seja de 1000 a 2000 pessoas/dia. Considerando os custos e as gratuidades, rende uns R$ . Logo 2, 3 meses um ônibus se paga ! Concordam ?!
Usando valores médios, chutados, para uma linha bem utilizada: um ônibus faz uma média de 8 a 10 viagens diárias. Pega uns 100, 200 passageiros por viagem. Ou seja de 1000 a 2000 pessoas/dia. Considerando os custos e as gratuidades, rende uns R$ . Logo 2, 3 meses um ônibus se paga ! Concordam ?!
Estava pensando em abrir uma igreja ou um banco, mas acho que vou abrir uma empresa de ônibus ! Alguém quer ser meu sócio ? XD
*** ATUALIZANDO***
Muito bem ! Parece que ninguém leu que os valores do exemplo foram chutados. Então, certamente um ônibus não se paga em 3 meses. Lendo que os valores foram chutados, dava pra ver isso. Mas...
Chutei os valores pois não tinha a menor ideia do valor total dos custos. Nem de onde achar isso ! ( e fiquei umas duas semanas pesquisando isso !). Então um iluminado internauta fez um comentário dando os valores que tanto catei ! Muito obrigado, Cah !
Com as informações do colega, refaço as contas:
Considerando uma linha bem movimentada, que pegue muita gente. Temos uma média de 100 a 200 passageiros por viagem. Em 8, 10 viagens/dia... 1000 a 2000 passageiros. Dando entre R$ 2750 e R$ 5500 por dia.
Num dia o salário do motorista (± 1400) e do cobrador (± 800, 900 ) estão pagos, praticamente.
O combustível. O rapaz disse que são R$ 5850/ mês de diesel. Com esse valor e com preço do diesel (aqui no Rio). Considerando um tanque de 200 l , são 15 tanques por mês. Um ônibus faz 3 a 4,5 km/l de diesel.
Abaixando a média para 800 passageiros/dia, em 70 dias serão 55550 passageiros. Então:
55550 x 2,75 = 152762,5 ± R$ 152760,00
4600 (salários do motorista e cobrador) + 12000 (combustível) + 5000 (outras coisas, pneus, batidas, etc.) = 21600 [ valores de dois meses ]
R$ 152760,00 - R$ 21600 = R$ 131160
Falando de empresas com frotas de 50, 60, 70 carros. Que recebem uma porrada de subsídios e etc. Esse custo é bem, bem diluído. Os lucros bem, bem, bem maximizados !
Mesmo com valores bem próximos aos reais, vemos que as coisas não mudaram muito. Um busão (usado, de R$ 150000) se paga em 3, 4 meses. Um zero deve se pagar em menos de um ano... nuns 8, 9 meses talvez.
** Valores retirados do Webpesados , Venda de ônibus.net e Cisiotar.
*** Ônibus não têm preços fixos, tabelados como de carros. A coisa é mais ou menos assim: A empresa A liga para Marcopolo e pede 10 Torinos. Os Torinos podem sem encarroçados (montados) em chassis diferentes (Volkswagen ou Mercedes, por exemplo).
Então a empresa tem que definir qual chassi quer e os opcionais (ar, elevador para cadeira de rodas, roleta, etc.) que a atendem. O ônibus é feito quase que por encomenda. De modo que não há um preço fixo para um 0 km. Embora haja algumas concessionárias vendem ônibus zero, nas especificações que empresas precisam.
*** O ônibus andando na água (na foto lá em cima) custa € 2.000.000,00 . Afinal, ele anda na água !
O segundo busão é o da minha Universidade \o/
ResponderExcluirKra ,apesar de me considerar "busólogo" sempre fui ignorante em relação ao preço dessas máquinas.Parabéns mesmo pelo post
ResponderExcluirÉ , COM CTZ AKI NA MINHA AREA, COM 3 MESES RODANDO OS GANHOS JA DA PARA COMPRAR AO MENOS UNS 2 NOVINHOS, PASSAGEM CARA, TEM BOA QUALIDADE , MAS O DIA TODO OS COLETIVOS LOTADOS, E OLHA QUE É UMA CIDADE COM 600 MIL HABITANTES, O CUSTO DE COMPRA É ALTO, MAS O RETORNO É RAPIDO E GARANTIDO, TEM MAIS AINDA, QUANDO UM MAGNATA COMPRA UMA MERCEDES DE 500 MIL, NINGUEM VEM COMENTAR , NA MORAL, POVÃO IGUAL A GENTE TEM QUE SFD MESMO.
ResponderExcluirSim, e nao precisa pagar um motorista colocar diesel, fazer a manutençao todo mes(troca de oleo, filtros etc) limpeza, pagar cobrador, fora os custos das instalações aonde esses onibus ficam guardados qdo não estão rodando... enfim sao inúmeros gastos que a empresa tem, nao e tao simples assim
ResponderExcluirQuanto custa o primeiro lá de cima...o aprova d'agua?
ResponderExcluirLInkei nos meus links semanais...
Não é assim... vamos lá.
ResponderExcluirNem sempre o Onibus pega de 100 a 200 passageiros, deve pegar isso no horario de pico...
combustivel,salário, manutenção que no primeiro mês deve ser feita com certeza por rodar muito... talvez seja 55000 passageiros, mas em 3 meses esse oniubs nao faz isso nem fudendo.
Muito interessante esta postagem!
ResponderExcluirA Internet no Brasil realmente precisa de postagens de qualidade como estas que você está nos oferecendo.
Conheça também o novo agregador Pop Blogs que está bombando na internet: http://www.popblogs.net
Divulgue quantas postagens você quiser (não há limites), sem fila de espera, tenha seus links divulgados em nosso site, Facebook, Twitter e aumente muito mais suas visitas diárias e obtenha o sucesso de seu blog!
Realmente o cara não considerou a manutenção, seguro, vandalismo, limpeza, salário do motorista, gazolina... são muitos gastos em um ônibus, meu caro.
ResponderExcluirMas tudo bem, se seria o contrário ou não, quem vai saber? Seu eu sei, eu digo, mas se não, na dúvida eu ficarei? Com eprdão da palavra, mas horrível é a afirmação sem previsão e rejeitar é mais que uma simples contra-proposta.
E tenho dito...
Realmente não considerou os gastos mensais do ônibus como salário do motorista, cobrador, combustível. Mas são gastos quase desprezíveis em relação a renda total. Digo isso, porque meu pai participou de uma licitação aqui na cidade. Ele comprou um microônibus de 130 mil e agora trabalha nisso. A renda bruta é aproximadamente R$ 18 mil, tirando salário de motorista (1400,00), cobrador (850,00), combustível (5850,00), outros (uns 500,00). Assim sobra perto de 10 mil pro meu pai. Considerando a renda de uma empresa de ônibus igual desses ônibus que vc citou, é milionária, sem dúvida NENHUMA. Tenho certeza disso porque faço parte desse sistema de ônibus, sei um pouco da vida de luxo desses malditos empresários de ônibus e são exatamente como você disse: mafiosos. Eles subornam prefeitos, governadores para serem beneficiados. Como beneficiados? Existem inúmeros decretos e resoluções a favor dessas empresas, sempre fazendo o possível pra aumentar cada vez mais a renda desses caras. Aliás, recentemente um empresário de ônibus daqui da região foi preso (http://blogpontodeonibus.wordpress.com/2011/09/30/prisao-de-belarmino-junior-e-outros-empresarios-de-onibus-esquema-de-fraudes-pode-ser-maior-ainda-acredita-ministerio-publico)
ResponderExcluir@cah
ResponderExcluirVc entendeu o espírito do post ! E ainda deu os valores (que eu procurei tanto, não achei e tive que chutar. Aliás, disse que os valores eram chutados. Mas acho que ninguém leu.).
Como vc bem disse, para as grandes empresas os custos não são quase nada ! Fora as "ajudinhas" governamentais !
Abraços !