Ei, internauta ! Hoje, além de ser sexta-feira 13, também é dia do Hino Nacional. Sabia? A maioria das pessoas só lembra dele na Copa. E mesmo assim o cantam errado !
Convenhamos que a letra não ajuda ! O maior hino do mundo, atualmente, teve sua letra composta por Joaquim Osório Duque Estrada. Que venceu um concurso para escolher a nova letra do hino. Depois da proclamação da República. Em 1909 a letra de Estrada foi escolhida. Sendo oficializada em 1922.
A música existe desde 1822. Foi composta para comemorar a Independência. Era chamada de "Marcha Triunfal". É da autoria de Francisco Manuel da Silva. O hino antigo era até simpático. Com uma metra beeeem mais enxuta. Ouça :
Já falei sobre o hino antigo aqui na Casa
E, é claro nosso belíssimo Hino Nacional ! Mas, "à paisana" :
Mudando de assunto...
O Tudo F5 está em reforma. Voltaremos em breve. Aguardem novidades!
ResponderExcluirAbraço!
Lamento, mas você mora no Brasil. E na terra dos vigaristas (e dos otários), nem o Hino Nacional escapou...
ResponderExcluirVocê conhece a Sonata Número 1 da "Centone" do compositor italiano Paganini, composta em 1810?
Pois saiba que, em 1822 - quando o brasileiro Francisco Manuel da Silva apresentou para a nação aquele que seria o Hino Nacional Brasileiro - Paganini já era uma lenda viva na Europa, e nesta época a maioria dos compositores brasileiros ia estudar na Itália de Paganini.
Francisco Manuel também foi...
E, para não perder a viagem, Francisco copiou a sonata de Paganini e quando voltou ao Brasil, inscreveu a sonata – composta 12 anos antes - no concurso que estava sendo realizado para escolher o Hino Nacional Brasileiro. Ganhou, levou a grana do prêmio, e ainda por cima entrou para a história do País!
Não acredita? Veja – e escute - você mesmo:
http://www.youtube.com/watch?v=oftCpw1Y2dU